Murilo Ramos Abu Dhabi (Emirados Árabes), 7/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Flávio Sapha, disse que investidores do país têm interesse em participar mais ativamente de iniciativas ligadas á extração e a produção de petróleo no Brasil, inclusive em refinarias. Este ano, o governo brasileiro anunciou que aguarda parceria para construir mais uma refinaria em solo brasileiro. Segundo Sapha, o petróleo de boa qualidade - superfície - existente na região do Golfo Pérsico está escasseando e, portanto, há necessidade deles (árabes) procurarem novas oportunidades de negócios.
Ele ressaltou, também, que é possível que o Brasil aumente a exportação de petróleo para os Emirados Árabes, uma vez que o óleo pesado está sendo bastante empregado, por exemplo, na indústria cosmética e na fabricação de asfalto. Lembrou que, além de tudo, os Emirados são uma plataforma de exportações para outros países da região, tais como Jordânia, Paquistão e até
mesmo o Iraque. "Hoje, o controle portuário daquele país é feito pelos Emirados Árabes. Muitos produtos que chegam ao território ocupado pelos Estados Unidos saem do porto Jabel Ali, em Dubai, nos Emirados Árabes".
No último ano, a venda do óleo para os Emirados alcançou US$ 300 milhões e há, na opinião de Sapha, a perspectiva de se chegar a US$ 400 milhões neste ano. "O óleo brasileiro acaba saindo mais barato porque os navios que levam petróleo para o Brasil voltariam vazios e acaba que o custo do frete sai bem mais em conta", ressaltou. Afirmou que outro país propício a receber o óleo brasileiro é o Afeganistão, porque vai viver uma fase de expansão.
Feira do Brasil em Dubai
Hoje tem início, a Semana do Brasil em Dubai. A iniciativa, que objetiva expor produtos nacionais para que contribuam no aumento das exportações e que será aberta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "será um maremoto brasileiro", disse o embaixador. Sapha destacou que o petróleo e o açúcar concentram a pauta de exportações nacionais e que, portanto, o evento será oportuno para ampliar a imagem de outras mercadorias, além de tentar levar investimentos ao Brasil.