Brasília, 7/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), criada em 1956, completa 57 anos este ano. A comemoração se realiza amanhã, às 11 horas, em sua sede, no Rio de Janeiro. A solenidade tem a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral.
Os servidores mais antigos, Danilo Mariconi, Carlos Benedicto Ramos Parente, Luiz Osório de Brito Aghina, Eugênio Lopes de Faria e Clécio Campi Murta, serão homenageados. Uma homenagem especial será feita ao pesquisador Marcello Damy em reconhecimento aos valiosos serviços prestados ao setor nuclear.
Damy foi um precursor da pesquisa nuclear desde o início de sua carreira. Integrou a primeira turma do curso de Física da Universidade de São Paulo (USP). Estudou no exterior, aperfeiçoou seus estudos com grandes nomes da ciência. Foi aluno de Willian Bragg, prêmio Nobel de Física em 1915. Em 1950 ele construiu, no campus da USP, o primeiro acelerador de partículas da América Latina. Em 1956 fundou o Instituto de Energia Atômica (IEA), hoje Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), unidade da Cnen em São Paulo.