Brasília, 3/12/2003 (Agênc ia Brasil - ABr) - O projeto Amazon Paper, que é uma proposta de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, ligado a Universidade Federal do Pará (UFPA) disputará com 183 projetos do mundo todo financiamento do Banco Mundial. De um total de 2700 propostas enviadas, apenas 183 de 63 países ficaram entre as finalistas no Development Marketplace 2003, a competição global promovida pelo Instituto Banco Mundial para reduzir a pobreza por meio do desenvolvimento.
Neste ano, a temática é transformar idéias em ações. A partir de 4ª feira (3), as propostas serão avaliadas por um júri composto por 60 especialistas internacionais na área de desenvolvimento. Cerca de US$ 4 milhões serão destinados para financiar as melhores finalistas, as quais devem representar idéias inovadoras e criativas de combate à pobreza. Cada uma poderá receber até US$ 250 mil.
Do Brasil, há apenas cinco projetos, entre eles o Amazon Paper, desenvolvido pelo Sistema Poema - Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia. Ele cumpre toda uma cadeia produtiva, que começa no interior, de onde vem a fibra ou resíduo de curauá, coco, miriti, capa de palmito, bagaço de cana e outros produtos da floresta.
O curauá, por exemplo, vem de Santo Antônio do Tauá, onde a plantação recupera áreas degradadas e divide espaço com culturas diversas, como o feijão, mandioca e outros alimentos para o produtor rural. As folhas do curauá são beneficiadas em Belém, na unidade de produção do Amazon Paper. Daí o papel segue para o município de Abaetetuba, onde membros da comunidade confeccionam vários produtos, como luminárias, biombos, presentes e artigos de papelaria, usados para gerar trabalho e renda para as comunidades. (Ascom Poema)