Números comprovam sucesso do vôlei brasileiro em 2003

03/12/2003 - 9h43

Brasília, 3/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Só faltava uma vitória. A última para colocar o Brasil novamente no pódio em 2003. E ela veio na partida contra o Japão, na qual o Brasil conquistou o título inédito da Copa do Mundo masculina. Nenhum outro país subiu tantas vezes ao pódio nem conseguiu estar em tantas competições organizadas pela Federação Internacional de Voleibol, neste ano, tanto na quadra quanto na praia. Na quadra, as seis seleções disputaram 11 competições e subiram ao pódio em 10. Na praia, as duplas masculinas e femininas ficaram entre os três primeiros colocados em 24 das 26 disputas internacionais.

Os números são impressionantes: a seleção brasileira masculina foi campeã da Liga Mundial, do Sul-americano e da Copa do Mundo. A feminina foi campeã sul-americana, medalha de bronze na Montreux Volley Masters e vice-campeã na Copa do Mundo.

E nas categorias de base o trabalho de renovação vem dando frutos. A seleção brasileira juvenil foi ao Mundial da Tailândia e conquistou a medalha de ouro, mesmo resultado dos garotos da infanto-juvenil masculina no Mundial disputado no mesmo país. A seleção juvenil masculina foi vice-campeã no Mundial do Irã e a infanto-feminina ficou com a medalha de bronze no Mundial da Polônia.

As duplas adultas da praia também deram seus shows: nas 12 etapas do Circuito Mundial feminino, o Brasil participou de 10 e, em todas elas, subiu ao pódio. Dessas, venceu quatro vezes e por sete vezes duas parcerias brasileiras ficaram entre as três primeiras colocadas. No masculino, o Brasil conquistou nove títulos em 10 etapas disputadas. Na única em que não obteve a vitória, ficou em segundo.

Nos campeonatos mundiais, os brasileiros Ricardo e Emanuel foram campeões, além de terem conquistado também o titulo do Circuito Mundial. No feminino, Sandra/Ana Paula faturou a taça do Circuito Mundial e Adriana Behar e Shelda conquistaram o vice no Campeonato Mundial.

Nos quatro mundiais das categorias de base, mais quatro pódios: no sub-21 masculino (Pedro Solberg/Pedro Cunha), medalha de ouro. No sub-18 feminino (Carolina/Carla) e no sub-18 masculino (Pedro Solberg/Ian Borges), duas pratas e no sub-21 feminino, o bronze (Maria Clara/Carolina).