Murilo Ramos
Enviado especial ao Oriente Médio
Damasco (Síria) – Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na Síria, em sua primeira parada na viagem ao Oriente Médio e Norte da África. Lula se encontrará com o presidente Bashar Al-Assad, há três anos no controle do governo sírio, no Palácio Tichrin, mesmo lugar onde ficará hospedado.
Estão previstas assinaturas de acordos entre os dois países. Lula estará acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, Integração Nacional, Ciro Gomes, e do Turismo, Valfrido Mares Guia. Além disso, governadores e parlamentares integram a comitiva.
Na parte da tarde, Lula participa de seminário sobre negócios e investimentos estrangeiros, realizado para aproximar empresários sírios e brasileiros. Representantes de 18 segmentos terão a oportunidade de mostrar produtos e tentar fechar negócios.
De acordo com o Departamento de Promoção do Itamaraty, as áreas com maior potencial de exportações são: alimentos, máquinas pesadas, sinais de trânsito, carrocerias de ônibus e
caminhões. Em tratando-se de serviços, os brasileiros estão de olho na construção civil e telecomunicações, uma vez que os existentes na Síria são incipientes.
Amanhã, a visita ganhará ares culturais. O presidente brasileiro visitará a Mesquita dos Omíadas, a mais importante da Síria, que tem aproximadamente 5 mil anos. Nela, está o túmulo de São João Batista, decapitado no período da expansão do cristianismo no Oriente Médio. O templo destaca-se pela arquitetura, que serviu de modelo para outras mesquitas da região.
O último compromisso de Lula amanhã, em Damasco, é com representantes da comunidade brasileira. Depois disso, o presidente deixa a Síria rumo à capital do Líbano, Beirute.
Os outros países que fazem parte do roteiro da viagem presidencial são: Emirados Árabes, Egito e Líbia. A chegada de Lula a Brasília está prevista para o dia 11.