Brasília, 3/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - As ministras Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, e Emília Fernandes, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, defenderam hoje publicamente a continuidade de suas secretarias, durante encontro nacional de Conselhos dos Direitos da Mulher. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, compareceu à abertura do evento, no Palácio do Planalto.
Outros ministros mandaram representantes ou comunicados justificando a ausência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem ao Oriente Médio, também mandou uma mensagem saudando as participantes do encontro.
A ministra Matilde Ribeiro disse que a criação dessas secretarias foi uma conquista das mulheres e negros que lutam por seus direitos. "Nós estamos enfrentando um debate em que se questiona publicamente a necessidade desses organismos, que só nós sabemos o quanto lutamos e atuamos para construí-los e o quanto eles são importantes e necessários. Mas não basta que só nós saibamos, é importante mais uma vez convencer da importância desses organismos", afirmou a ministra.
Matilde Ribeiro ainda leu um trecho de uma mensagem do presidente Lula sobre a importância dessas secretarias. Até amanhã, estarão sendo discutidas as políticas voltadas para as mulheres e o fortalecimento e a criação de novos conselhos de direitos da mulher em todo o país.