Melhor condição financeira permite a morador do Rio voltar às compras

03/12/2003 - 14h05

Rio, 3/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A melhora das condições financeiras dos moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro ajudou a equilibrar o orçamento familiar e está permitindo ir às compras neste final de ano. A constatação é da pesquisa Perfil Econômico do Consumidor (PEC), realizada pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-RJ), realizada na segunda quinzena do mês passado, com 3.142 consumidores.

O levantamento revelou aumento no percentual das famílias com crediários e de consumidores interessados em adquirir bens duráveis neste Natal. O percentual de entrevistados com financiamentos passou de 36,63% para 39,77%, de outubro para novembro, o que representa o maior percentual de consumidores com crediário desde outubro do ano passado. Outro dado positivo, que pode refletir no aumento do consumo, é o fato de que sobrou dinheiro em novembro para 28,73% dos entrevistados. Em outubro, esse percentual era de 25,11%.

O setor que reflete mais fortemente o aumento da predisposição do consumidor para gastar é o de bens duráveis - o mais afetado sempre que o país enfrenta crises financeiras e no qual o consumidor tem mais dificuldade de obter crédito. De outubro para novembro, passou de 33,4% para 37,24% o percentual de pessoas que pretende adquirir bens de consumo duráveis nos próximos seis meses.