Consumidores do Rio vêem melhora em sua situação financeira

03/12/2003 - 14h18

Rio, 3/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Para 18,04% das famílias residentes na região metropolitana do Rio de Janeiro a sua situação financeira vem melhorando gradativamente. Esse é o maior percentual desde dezembro de 2001. A constatação é da pesquisa Perfil Econômico do Consumidor (PEC), do Instituto Fecomércio-RJ, que ouviu 3.142 consumidores fluminenses, na segunda quinzena de novembro.

Na avaliação do diretor do Instituto Fecomércio-RJ, Luiz Roberto Cunha, um conjunto de medidas adotadas pelo governo federal, principalmente as recentes quedas da taxa básica de juros da economia (Selic) e a tendência da estabilização de preços, levou à melhora de quadro no comércio varejista do Rio.

Cunha lembrou que, no Natal de 2002, 16% dos consumidores, estimulados pelo recebimento do 13º salário, afirmaram que estavam dispostos a ir às compras. Este ano, o percentual subiu para mais de 20%.

No entanto, ele ressalvou, que a maioria dos consumidores ainda mantém a intenção de utilizar a maior parte do 13º salário para pagar dividas.

Nielmar de Oliveira