Rio, 2/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - As orquestras Escola e Mirim, mantidas pela Orquestra Petrobras Pró Música, realizam amanhã (3), às 19h, o último concerto de 2003. O show será na Sala Maestro Armando Prazeres com entrada gratuita.
Criada este ano, dentro do Projeto Armando Prazeres - Fome de Arte e Beleza, para atender 30 crianças, de 7 a 13 anos, da Ladeira Tavares Bastos e do Morro Azul, no Flamengo, a Orquestra Mirim abre a noite com quatro canções do Método Suzuki - Estrelinhas, que reúne todo o corpo orquestral, Remando Suavemente e Canção do Vento, só com os violinos, Canção Francesa, que será interpretada só pelos violoncelos, e, fechando a primeira parte do concerto, Noite Feliz.
Em seguida, a Orquestra Escola - fundada no ano passado e também formada por jovens e adultos das mesmas comunidades, que hoje também atuam como monitores da Orquestra Mirim - sobe ao palco para a segunda parte do espetáculo, interpretando o Concerto para Violino nº 4, de Mozart, com solo de Álvaro Carriello. Depois, o conjunto sinfônico apresenta Fanfarra para o Homem Comum, de Aaron Copland (execução pelos metais e percussão), e a Suíte Nº 1 Peer Gynt, de Edward Grieg.
As orquestras serão regidas pela maestrina Atelisa de Salles e por Lélio Eduardo, coordenador do naipe de metais da Orquestra Escola. A Sala Maestro Armando Prazeres tem 560 lugares e fica na Rua Marquês de Abrantes, 55, Flamengo.