Brasília, 2/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil envia hoje para Durban, na África do Sul, mais uma equipe para disputar a terceira etapa da Copa do Mundo de Natação 2003/2004, de 5 a 7 deste mês. Eduardo Fischer, do Joinvile Tênis; Monique Ferreira, da Unisanta; Lucas Salatta, do Pinheiros, Thiago Pereira, do Minas Tênis, e Guilherme Guido, como extra, representarão o país na competição. O técnico do time será o professor Ricardo Carvalho.
A etapa de Durban está sendo considerada pela organização sul-africana como o "torneio mais importante já sediado pela África do Sul". Nomes de peso das piscinas internacionais já garantiram presença como o americano Gary Hall Junior, campeão olímpico em Sydney nos 50m livre; o ucraniano Oleg Lisogor, recordista mundial dos 50m peito em piscina longa e curta e campeão mundial da mesma prova em piscina de 25 metros; e a tcheca Ilona Hlavackova, vice-campeã mundial em piscina longa dos 400m livre.
Esta será a primeira vez que uma etapa da Copa do Mundo de Natação será realizada no continente africano e, segundo o diretor de alto rendimento da Federação Sul-Africana, Rocco Meiring, a competição está assegurada pelos próximos três anos no país. Ele informou ainda que a organização da competição está muito motivada com a competição que acontecerá no Kings Park Aquatic Centre.
O Circuito da Copa do Mundo de Natação da temporada 2003/2004 tem 8 etapas e o encerramento será no Rio de Janeiro, de 6 a 8 de fevereiro. Na Super Final da Copa serão distribuídos US$ 300 mil em prêmios aos melhores do circuito da Federação Internacional de Natação (FINA).