Economia gaúcha manterá ritmo de crescimento superior ao do país, estima Fiergs

02/12/2003 - 16h09

Porto Alegre, 2/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A economia do Rio Grande do Sul deve crescer entre 3,1% e 3,7% no próximo ano, mantendo o desempenho superior ao do país. A estimativa consta do documento "Balanço 2003 & Perspectivas 2004", apresentado hoje pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Renan Proença, em almoço de confraternização com a imprensa.

Elaborado pela Assessoria Econômica da federação, o documento aponta o segmento de máquinas agrícolas como o setor da indústria de transformação que terá a melhor performance em 2004, embora com taxas inferiores às registradas nos últimos três anos. Em seguida, surgem os setores de borracha e de têxteis – ancorados na retomada da demanda interna, que também permitirá bom crescimento da indústria de bebidas e do material de transporte.

A expectativa da Fiergs é de que as exportações gaúchas aumentem 7,8% sobre os números atuais - ainda que não se repita em 2004 o efeito do câmbio - encerrando o ano com US$ 8,68 bilhões. O estudo prevê a geração de até 65 mil empregos na economia gaúcha no próximo ano, resultante da recuperação econômica. "Mas o crescimento da população economicamente ativa não permitirá que a taxa de desemprego tenha forte queda". conclui Proença.