Brasília, 2/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Comissão Parlamentar Mista de Inquérito(CPMI) destinada a apurar irregularidades envolvendo empresas de seguros, revendedores de automóveis e oficinas mecânicas foi instalada no Congresso. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) foi eleito presidente da comissão, tendo como vice-presidente a deputada Mariangela Duarte(PT-SP). Como relator da CPMI foi escolhido o deputado Takayama (PMDB-PR).
A CPMI vai apurar negócios com os chamados carros salvados, ou seja, carros acidentados que as seguradoras classificam como perda total e não são dadas baixas nos documentos para que voltem a circular com a carroceria de carros roubados.
O deputado Takayama disse que há denúncias de que as seguradoras muitas vezes não regularizam a situação dos veículos com perda total nos órgãos de trânsito, o que mantém válida sua documentação. Segundo ele, esses carros são reconstruídos a partir de peças de outros veículos com as mesmas características, roubados por encomendas para esse fim. "Hoje o número de carros roubados é proporcional ao número de carros salvados", afirmou.