Istambul, Turquía - A Síria entregou à Turquia, nesse domingo, 22 suspeitos de vinculação com os quatro mais recentes atentados suicidas em Istambul, informou a agência turca de notícias, Anatolia.
Os suspeitos, todos turcos, haviam fugido do país logo após os ataques de novembro contra sinagogas, consulado britânico e um banco britânico em Istambul que provocaram a morte de 61 pessoas. Entre os presos estão dois principais suspeitos de organizarem os atentados - Azat Ekinci e Hilmi Tuglaoglu, disse a agência citando fontes da polícia paramiliar.
A imprensa vem informando que Ekinci teve participação muito importante nos ataques às sinagogas e que havia usado documentos falsos e pagamento a vista para comprar os veículos que transportaram as bombas . Segundo as agências de notícias, Ekinci teria viajado previamente ao Irã, participado de cursos de fabricação de explosivos no Paquistão entre 1997-99 e teria lutado na Chechênia. Não foram liberados detalhes da participação de Tuglaoglu nos atentados.
As informações são da CNN