Setor de florestas plantadas terá associação nacional

01/12/2003 - 13h03

Brasília, 1/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O setor de florestas plantadas gera mais de 2,5 milhões de empregos no país e é responsável por 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB), o que corresponde a US$ 6,1 bilhões. Por isso, o segmento começa a agir de forma mais organizada. Amanhã, o secretário de Apoio Rural e Cooperativismo (Sarc), do Ministério da Agricultura, Valdemiro Rocha, participa do lançamento da Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), às 18h30, na Câmara dos Deputados.

O secretário representará o ministro Roberto Rodrigues. Mais tarde, às 20h30, ele participa da posse da primeira diretoria da Abraf, no Blue Tree Park Hotel. Segundo o presidente da recém-criada associação e diretor-presidente da Aracruz Celulose, Carlos Lira de Aguiar, um dos primeiros trabalhos é realizar o estudo de um planejamento estratégico para contribuir com o Governo Federal no desenvolvimento das florestas plantadas.

"Vamos auxiliar a incrementar o Programa Nacional de Florestas que prevê o plantio de 600 mil ha por ano no país. E, desta forma tentar reduzir o déficit de madeira, inserindo o pequeno agricultor rural no negócio e ampliar a importância do país nos negócios florestais mundiais e torná-lo mais competitivo", disse Aguiar. O objetivo da Associação, que reúne representantes da cadeia produtiva de diversos estados brasileiros, é fortalecer e assegurar a continuidade da atividade econômica do país, garantindo a preservação da mata nativa.