Porto Alegre, 1/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Várias atividades de conscientização foram realizadas nesta segunda-feira, no Rio Grande do Sul, como parte do Dia Mundial de Luta contra a Aids. No Largo Glênio Perez, na zona central de Porto Alegre, foram distribuídos panfletos informativos e folders explicando como evitar a doença. No final da tarde, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre fez um concerto para o público presente ao ato.
O presidente do Grupo de Apoio aos Portadores do Vírus HIV- Gapa -, Carlos Alberto Duarte, discursou na tribuna popular da Câmara de Vereadores, ocasião em que fez um apelo para se acabar com o preconceito em relação aos portadores do vírus.
De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, no Rio Grande do Sul, nos últimos 10 anos, o contágio aumentou de 951 casos, em 1993, com índice de mortalidade de 66,5%, chegando ao pico, em 2002, com 2.826 casos. Mas a estatística do órgão aponta para uma significativa queda no índice de mortalidade, que baixou para 13,8%. Neste ano, já foram registrados 1.044 casos de aids no estado. Desde 1983 foram identificados, no Rio Grande do Sul, 24.231 casos de aids.