Mato Grosso desenvolve softwares para monitorar agrotóxicos

01/12/2003 - 10h01

Brasília, 1º/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de Mato Grosso disponibilizará três novos softwares desenvolvidos dentro do Programa de Monitoramento de Entrada, Distribuição e Aplicação de Agrotóxicos no Estado. Os softwares estão sendo testados desde outubro e deverão ser implantados a partir de janeiro em todas as distribuidoras e revendedoras de produtos agrotóxicos de Mato Grosso.

Com os novos softwares, será possível monitorar não só o volume de produtos agrotóxicos que entra em território mato-grossense, mas quem comprou, onde foi aplicado, se as embalagens passaram pela tríplice lavagem e se foram devidamente recolhidas pelo produtor, como determina a lei. Mato Grosso é o 3º maior consumidor de agrotóxicos no País, atrás de Paraná e São Paulo,

Os programas de monitoramento de agrotóxicos custaram R$ 13,5 mil e vão controlar a entrada e a venda do produto em todos os setores da cadeia produtiva. "Até hoje, nós só tínhamos a informação de quanto entrava e de onde vinha o produto. Agora vamos saber também para onde vai e se o produtor está de fato encaminhando as embalagens para as Centrais de Recolhimento", ressaltou o presidente do Indea, Décio Coutinho.