Brasília - O INSS começa a pagar hoje os benefícios referentes ao mês de novembro e o abono anual. Recebem hoje os segurados com benefícios terminados em "um". Amanhã (2), recebem aqueles com benefícios terminados em "dois" e, assim, sucessivamente, até o dia 12 de dezembro, quando serão liberados os benefícios terminados em "zero".
Não têm direito ao abono anual os beneficiários da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e os que recebem outros benefícios assistenciais, como, por exemplo, os "pioneiros da borracha". São brasileiros que foram convocados durante a Segunda Guerra Mundial, para trabalhar nos seringais da Amazônia.
Mais de 21,7 milhões de pessoas recebem seus pagamentos. Com o abono anual, os recursos que a Previdência Social injeta na economia brasileira chegam a R$ 17,1 bilhões.
A partir de 1º de abril de 2004, o INSS altera o calendário de pagamento dos benefícios. Os recursos serão liberados até o quinto dia útil de cada mês, e não mais até o décimo dia útil. A medida atende a uma antiga reivindicação dos aposentados.
As informações são do Ministério da Previdência Social