Cineasta de Brasília vai ser tema de documentário

01/12/2003 - 17h55

Brasília, 1/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O cineasta "brasiliense" Wladimir Carvalho vai virar tema de documentário. "Wladimir Carvalho, Conterrâneo Velho de Guerra", de autoria de Dácia Ibiapina, é o projeto de Brasília vencedor do DOCTV – I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro. O documentário será produzido pela Produtora Luz e Filmes e, a partir de maio de 2004, entrará na grade de programação da rede Pública de Televisão com 20 emissoras associadas, representando Brasília entre os 26 documentários que serão produzidos nacionalmente no âmbito do concurso. A TV Nacional, emissora da Radiobrás, foi a responsável pela realização do Concurso DOCTV no Distrito Federal e também fará a veiculação dos documentários em sua grade de programação.

Segundo o secretário de Audiovisual, Orlando Senna, o conjunto dos documentários que resultará do concurso vai dar um amplo panorama da diversidade cultural do Brasil, além de trazer a produção independente para a TV Pública e abrir espaço para o documentário produzido especialmente para a TV. Ao participar da mesa sobre o DOCTV no 36º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, anunciou a ampliação do programa já no próximo ano para a América Latina e países de língua portuguesa.

Em Brasília, o DOCTV recebeu 23 inscrições de projetos de documentários com temáticas que surpreenderam o júri, diante da diversidade proposta pelos autores. Além de temas biográficos, como o do projeto vencedor, foram elaboradas propostas que valorizaram aspectos pouco conhecidos da cultura e do cotidiano local, já que Brasília é uma cidade muito voltada para as questões oficiais por ser a capital administrativa e política do país. Prova disso são os projetos colocados em segundo e terceiro lugar, respectivamente: Música de Terreiro, de Nôga Ribeiro; e Carroceiros de Marcela Tamm.
Ana Maria Rocha