Brasília - A equipe Palomo, integrada pela austríaca Ingrid Kollbichler e pelos espanhóis Abel Lago, César Portas, Álvaro Onieva e Jose Luengo, faturou o prêmio de R$ 15 mil do Campeonato Mundial de Kitesurf no Beach Park de Fortaleza. Depois de 11 dias de evento e competições acirradas, o dia de ontem (31/11) foi dedicado a uma regata de confraternização entre os velejadores, na modalidade Kite Cross, em que equipes compostas por cinco atletas disputaram quem fazia o revezamento do percurso determinado em menos tempo.
De acordo com Maurício Toscano, presidente da Professional Kite Riders Association (PKRA), entidade máxima do kitesurf no mundo, o Ceará têm as condições perfeitas para a realização de campeonatos, inclusive sediar a final do Circuito em 2004.
Principais interessados no assunto, os velejadores também apostam numa final no Brasil para o Circuito do ano que vem. "As condições daqui são realmente muito boas, além de o visual ser maravilhoso. Quero voltar sempre que puder e acho que devemos repetir essa etapa sempre", diz o argentino Martin Vari, que conquistou, no sábado (29/11), o título da etapa brasileira e sagrou-se campeão do Circuito Mundial da PKRA em 2003, por antecipação na quinta-feira (27/11).
O Oi Super Kite iniciou com as provas classificatórias entre os dias 20 e 22, que valeram também como o I Campeonato Sul-Americano. Além disso, a competição destinou duas vagas aos melhores colocados para participarem do Mundial. Em seguida, no dia 23, foi realizado o Long Distance, uma prova de confraternização, no formato de regata, entre o Beach Park e a Praia do Ideal, num percurso de 20 km. Um verdadeiro arco-íris na orla de Fortaleza.
Entre os competidores brasileiros, os destaques foram a paulista Bruna Kajiya que, além de ter ficado com o segundo lugar do Sul-Americano e do Long Distance, conquistou o sétimo lugar na classificação geral do Oi Super Kite, sendo a melhor brasileira colocada. O carioca Joseph Carneiro também se destacou, ficando com o nono lugar na etapa brasileira.
O Oi Super Kite distribuiu R$ 160 mil (a maior premiação em campeonatos do gênero) e troféus aos primeiros colocados.
As informações são da organização do campeonato.