+ Brasília, 28/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - O sistema de ciclos de ensino, adotado para evitar a repetência de alunos no ensino fundamental será o tema de discussão do seminário "Avaliando o Sistema de Ciclos: Novos Tempos e Espaços da Escola", realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação, nos próximos dias quatro e cinco de dezembro. O evento pretende reunir professores e representantes de secretarias municipais e estaduais de educação para discutir alternativas e a real eficácia do sistema.
Alguns especialistas em educação defendem os ciclos alegando que a reprovação nas séries iniciais do ensino fundamental abala a auto-estima do aluno e não produz resultados pedagógicos satisfatórios. Por outro lado, existem críticos que dizem que o sistema faz com que estudantes cheguem à 4ª série do ensino fundamental com profundas deficiências de aprendizado.
Atualmente, 21% dos alunos matriculados no ensino fundamental no país estudam em escolas que organizam seus currículos em sistema de ciclos ou progressão continuada e mesmo assim outros 20% ainda repetem a série a cada ano.Como resultado do seminário, será elaborado um documento técnico de caracterização e avaliação do sistema de ciclos. Também será produzida uma publicação com a contribuição dos pesquisadores e representantes das secretarias sobre o tema.
Inscrições feitas no endereço http://sistemas.inep.gov.br/eventos/2003 Não haverá cobrança de taxas, mas as vagas são limitadas às 120 primeiras inscrições. Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail seminariociclos@inep.gov.br.