Presidente do STF defende reforma tributária que garanta mais empregos

28/11/2003 - 14h13

São Paulo, 28/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, disse hoje esperar que a Reforma Tributária seja consolidada sem submeter os empresários a uma carga tributária tão "alta e exagerada" como é atualmente.

"O peso da carga tributária no Brasil é muito grande e exagerada com relação a outras democracias mais organizadas. Espero que haja uma apelação que não seja de tanto sacrifício para um segmento econômico da sociedade brasileira que é responsável pela geração de empregos", afirmou Corrêa em reunião na Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Na avaliação dele, é necessário que o empresariado seja fortalecido, o que refletiria nos empregados, que teriam maior estabilidade no trabalho.

Segundo o ministro, as reformas tributárias realizadas no Brasil sempre aumentaram a carga tributária, gerando sofrimento para o contribuinte. "Eu me refiro especificamente ao contribuinte agente da economia, não aquele que ao final vai comprar o produto, mas aquele que fabrica e comercializa", explicou Corrêa.