Brasília, 27/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Maria das Graças Foster, destacou, em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, a implantação de um planejamento que tem como objetivo promover a política de desenvolvimento do mercado de gás natural. De acordo com Maria das Graças, esse planejamento foi uma solicitação do presidente da República. "Estamos buscando um planejamento integrado a todos os outros produtos energéticos. A política de preços é uma das principais diretrizes que precisamos desenvolver", afirmou.
De acordo com a secretária, o gás natural é muito importante para o país, já que é uma fonte energética que causa menos danos ao meio ambiente e seu aproveitamento é de 100%.
A exportação é um projeto futuro. Segundo ela, esse projeto só se dará depois do desenvolvimento do mercado de gás natural e do abastecimento do mercado interno. "Ainda estamos dependendo de uma série de descobertas, só assim poderemos pensar em exportação. Isso faz parte do planejamento. Porém, não há nenhuma orientação do governo em relação à exportação de gás ainda", explicou.