Rio, 27/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A diminuição de cerca de 20% nas estimativas de produção do café, que enfrenta preços muito baixos hoje, foi a principal causa da queda de 6,7% da produção agropecuária no terceiro trimestre do ano, em relação ao trimestre anterior. A avaliação foi feita hoje pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o ministro, a possibilidade de reversão dessa queda no último trimestre do ano depende do que vai acontecer, principalmente com os grãos. Ele acredita, entretanto, que o setor conseguirá crescer, na comparação com o terceiro trimestre.
Rodrigues negou que haja um movimento dos produtores rurais para reduzir a produção, por causa de problemas de infra-estrutura para escoamento da safra, mas admitiu que a deficiência logística existe. "Neste ano, já tivemos algum momento crítico, com a safra de 51 milhões de toneladas de soja, sobretudo em Paranaguá".
Para 2004, a safra prevista é de 58 milhões de toneladas, 15% maior que a 2003, o que pode criar problemas de logística, na opinião do ministro. Segundo ele, particularmente no Paraná, a proibição dos transgênicos pode resultar no desvio da soja para outros portos do país. "O risco de um congestionamento em 2004 existe, mas os produtores rurais não estão reduzindo seus investimentos e sua confiança por causa disso", garantiu.
O ministro informou que está trabalhando com rigor junto ao Ministério dos Transportes, para mostrar as rodovias e estruturas que são fundamentais para o escoamento da safra do ano que vem, para ver se é possível fazer algum investimento nessas áreas.