Raquel Ribeiro e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) confirmou, há pouco, que votará pela aprovação da reforma da Previdência no primeiro turno, marcado para amanhã no plenário do Senado. A parlamentar era uma das dúvidas no bloco do governo, porque vinculava seu apoio à reforma à mudança das regras de transição, da paridade entre servidores ativos e inativos e das regras para a taxação dos aposentados.
Em discurso na tribuna do Senado, a parlamentar conclamou o PT a não se transformar num partido de direita por deixar de defender pontos pelos quais historicamente lutou. "Quero permanecer no Partido dos Trabalhadores. Não quero que me considerem traidora. Traição é deixar o PT e ir para a direita. Neste momento de quase desespero eu digo: precisamos ter fidelidade partidária", disse.
Serys confirmou, no entanto, que na votação dos destaques, prevista para quarta-feira (26), ela trabalhará para que os pontos pelos quais luta sejam incluídos na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) paralela, com o compromisso de votação rápida. "Vamos lutar para que na reforma da Previdência se considere, para valer, a questão da paridade, das regras de transição e dos inativos", afirmou.
Com a confirmação do voto da senadora mato-grossense, o PT vota praticamente unido pela reforma. A única dissidência confirmada no partido é da senadora Heloísa Helena (AL), que já afirmou várias vezes que votará contra a reforma proposta pelo presidente Lula ao Congresso Nacional. Já o senador Paulo Paim (RS), ainda está reticente sobre se vota ou não a favor do texto. Essa decisão somente deverá ser conhecida amanhã