Universidade pesquisará erosão marítima no norte fluminense

22/11/2003 - 8h20

Rio, 22/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai pesquisar a erosão marítima que há anos atinge o município de Atafona, distrito de São João da Barra, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro. O fenômeno está expulsando moradores da cidade e faz a cidade recuar cada vez mais.

A pesquisa de campo começa em dezembro, sob a coordenação od professor Alberto Garcia de Figueiredo Júnior, do Laboratório de Geologia Marinha (Lagemar) da universidade. Com duração de dois anos, o trabalho envolverá a análise de mapas, plantas e imagens de satélite de
diferentes épocas. A intenção é tentar datar o início do fenômeno, identificar a razão do processo e acompanhar sua evolução para que possa ser projetado o tempo de duração.

O professor Figueredo Junior admitiu que "o processo é irreversível, mas é preciso dar à população condições de prevenir-se e adaptar-se à erosão da costa".

O projeto recebeu uma verba de R$ 100 mil do CNPq, por meio do Edital Universal, que concede recursos a vários grupos de pesquisas universitárias.