Amorim afirma que texto elaborado pelo Brasil vai ajudar nas negociações da Alca

20/11/2003 - 13h10

Edla Lula
Enviada especial aos Estados Unidos

Miami - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, está otimista com as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Nesta manhã, durante a abertura da VIII Reunião Ministerial da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), destacou o texto básico elaborado pelos brasileiros e norte-americanos. "É uma situação em que todos ganham por todos os lados", afirmou, referindo-se à proposta da agenda flexível fechada entre o Brasil e os Estados Unidos e aceita pelos outros 32 membros no encontro dos vice-ministros, que antecedeu a reunião ministerial, que vai até amanhã (21).

Do lado de fora do Hotel Intercontinental, onde é realizada a reunião, milhares de manifestantes protestam contra a formação do bloco. Eles desfilam por ruas bastante distantes do hotel, uma vez que a região está cercada por grades de proteção e policiais do Exército americano. Tanques de bombas de efeito moral estão espalhados pelas ruas e tanto os policiais quanto os manifestantes estão protegidos com mascaras de gás.

Os que não trazem a mascara, protegem-se com lenços. Por enquanto, ainda não houve incidente entre policiais e manifestantes, mas da maneira como ambos os lados se protegem, percebe-se que há preocupação com que se repita o episódio de Seatlte, na reunião da Organização Mundial do Comércio, em 1999, quando polícia e manifestantes travaram uma forte batalha e edifícios comerciais e bancos foram depredados. Estima-se que 20 mil manifestantes de diversos pontos das Américas participam dos protestos.