Brasília, 19/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A longa espera nas filas e o atendimento precário são as maiores reclamações de quem procura o atendimento público de saúde. São inúmeras histórias de mau atendimento que causam indignação ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a proposta de melhorar os serviços oferecidos à sociedade, o Ministério da Saúde discute a construção de uma Política Nacional de Humanização (PNH). E para consolidar o PNH, o ministério está realizando, em Brasília, a oficina "Humanizasus: Construindo a Política Nacional de Humanização", com representantes da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e do Conselho Nacional de Saúde.
Para o ministro da Saúde, Humberto Costa, essa é uma das maiores preocupações do ministério. "A humanização das relações dos serviços de saúde é parte fundamental para melhoria dessa qualidade", disse.
Umas das idéias é construir uma política que leve em conta as particularidades de cada região no país. "Existem experiências diversificadas de acordo com a realidade de cada lugar. Algumas podem ser generalizadas, outras têm um contexto muito mais localizado", disse o ministro.
Para efetivar essas mudanças, Costa acredita que precisam ser feitas mudanças que envolvem os profissionais de saúde e os usuários. "São diversas ações que são realizadas. Desde pequenas medidas como a criação de um ambiente acolhedor, onde as pessoas sejam respeitadas, passando por mudança inclusive de cultura dos profissionais no serviço. Esse conjunto de ações produz um ambiente de serviços de saúde humanizado".