Brasília 19/11/2003 (Agência Brasil – ABr) - Durante três dias a cidade de Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro, vai ser o centro mundial da Física. A partir de hoje físicos de 46 países se reúnem no Hotel do Frade para o Seminário Internacional Tendências e Perspectivas em Mecânica Estatística Extensiva e Não-extensiva. O evento é promovido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituto do Ministério da Ciência e Tecnologia, e vai reunir os principais especialistas no assunto.
Um dos mais renomados conhecedores do tema que estará presente é o grego naturalizado brasileiro Constantino Tsallis, idealizador de uma teoria revolucionária sobre entropia. Tsallis é pesquisador do CBPF e propõe uma nova equação para a entropia, grandeza que mede a desordem ou a falta de informação no nível microscópico. Sua proposta foi formulada em 1988 e tem motivado mais de mil trabalhos e teses feitos por aproximadamente 700 pesquisadores de 45 países.
O estudo de Tsallis tem merecido capítulos inteiros em livros de pós-graduação de autores estrangeiros e já foi aplicado para estudar turbulências tais como as que ocorrem durante vôos. Indicado pela Academia Brasileira de Ciência ao Nobel de Física em 2001, o pesquisador tem hoje seu nome associado a expressões tais como "Tsallis entropy", "Tsallis statistics" e análogas, corriqueiramente utilizadas na literatura. Muitas reuniões internacionais (Japão, USA, Brasil, Argentina, Itália) têm sido exclusivamente dedicadas a este último tema.