Brasília - A 2ª Jornada África-Brasil, que começa nesta segunda-feira, vai homenagear o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) com exposições, apresentações de teatro e música, palestras e mostras de filmes na Câmara dos Deputados. A abertura será às 17h30 com uma palestra do ministro da Cultura, Gilberto Gil, sobre música afro-brasileira.
A programação ainda inclui oito exposições, como a mostra Sagrada Geometria, que reúne pinturas, gravuras, relevos e esculturas do mestre baiano-brasiliense Rubem Valentim. Também faz parte do programa uma mostra fotográfica que retrata os "brasileiros" do Benin, Togo e Nigéria. Haverá ainda um debate sobre a Lei 10639/03, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão, no currículo oficial da rede de ensino brasileira, do estudo da História da África e dos africanos, da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e do papel do negro na formação da sociedade brasileira.
ENCONTRO DE PARLAMENTARES
A série de eventos ainda inclui a realização, entre os dias 21 e 23, o 1º Encontro de Parlamentares Negros e Negras das Américas e do Caribe que vai reunir, além de representantes de outros países, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, autoridades e personalidades ligadas à luta contra a discriminação racial.
Nos três dias do seminário serão debatidas a realidade dos afrodescendentes e sua inserção marginalizada na hierarquia social; as demandas das organizações civis que militam no combate à discriminação étnico-racial; proposições que viabilizem ações nacionais e internacionais para as populações negras e seus descendentes; a construção de uma rede de parlamentares e entidades dos países participantes para a promoção de ações comuns; e a criação de um programa de ação permanente em defesa da igualdade racial e da conquista de políticas públicas.
VEJA A PROGRMAÇÃO
ABERTURA
17 de novembro, segunda-feira, 17h
Local: Auditório Nereu Ramos
Mesa da abertura:
. Presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha
. Ministro da Cultura, Gilberto Gil
. Presidente da Comissão de Educação e Cultura, Gastão Vieira (PMDB-MA)
. Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ministra Matilde Ribeiro
. Presidente da Fundação Cultural Palmares, Professor Ubiratan Castro
17h30
Palestra: Música Afro-brasileira
Ministro da Cultura, Gilberto Gil
Local: Auditório Nereu Ramos
18h
Música
Cantores e compositores angolanos (Carlos Lamartine, Yola Araújo, Bangão, Robertinho, Sirineu Bastos), acompanhados da Banda Movimento (Angola)
Grupo Fusão Étnica (Nonato Veras, berimbau de barriga e Paulucci Araújo, Harpa de Boca e Didjeridoo, Juca Kassay, violoncelo (Brasil)
Local: Hall da Taquigrafia (Anexo II)
EXPOSIÇÕES
"Sagrada Geometria" - Rubem Valentim
A mostra reúne pinturas, gravuras, relevos e esculturas da obra de um dos mais importantes artistas contemporâneos que, partindo das raízes afro-brasileiras, criou um projeto que ele denomina "O Sentir Brasileiro é Universal".
Curador - Bené Fonteles
Local: Museu da Câmara dos Deputados (Edíficio Principal, Térreo)
17 de novembro a 17 de dezembro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira de 10 às 17 horas; sábados e domingos de 9 às 14 horas
"Caderno de Desenho" - Olumello (Willy Mello)
Local: Sala de Exposições do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares (Ed. Principal, Térreo)
17 a 27 de novembro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira de 9 horas às 18h30
"Orixás em Movimento" - Francisco Santos
Local: Galeria do 10º Andar (Anexo IV)
17 a 27 de novembro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira de 9 às 18 horas
"Agudás, os brasileiros do Benim" - Milton Guran
Fotografias que retratam os "brasileiros" do Benim, de Togo e da Nigéria. Também conhecidos como agudás, nas línguas locais, são descendentes dos antigos escravos do Brasil que retornaram à África.
Local: Espaço do Servidor (Anexo II)
17 a 27 de novembro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira de 9 horas às 18h30
"Terras de Preto" - Ricardo Teles
Fotografias que revelam o cotidiano de comunidades remanescentes de quilombos. Local: Corredor de Acesso ao Plenário (Anexo II)
17 a 27 de novembro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira de 9 às 18 horas
Territórios de Remanescentes de Quilombos no Brasil - Rafael Sanzio Araújo dos Anjos
Exposição cartográfica que resgata informações geográficas da distribuição dessas comunidades no Brasil.
Local: Corredor de Acesso ao Plenário (Anexo II)
17 a 27 de novembro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira de 9 horas às 18h30
A Presença Negra no Circuito Editorial Brasileiro
Heloísa Pires Lima - Curadora
Exposição de livros que revela a presença negra no circuito editorial brasileiro.
Local: Hall da Taquigrafia (Anexo II)
17 a 27 de novembro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira de 9 horas às 18h30
África Negra
Exposição de máscaras, tapeçarias, tecidos e artefatos representativos da cultura africana.
Local: Conjunto Nacional, Praça das Artes, 1º piso
13 a 29 de novembro
Horário de visitação: de 10 às 22 horas
PALESTRAS
17 de novembro, segunda-feira, 17h30
Auditório Nereu Ramos (Anexo II)
Música Afro-brasileira - Gilberto Gil, Ministro da Cultura.
20 de novembro, quinta feira, 17 horas
Auditório do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares (Edifício Principal, Térreo)
O Brasil, a África e os Territórios dos Remanescentes de Quilombos - Professor Rafael Sanzio Araújo dos Anjos (Doutor em Informações Espaciais e Diretor do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica - UnB)
Aspectos da historiografia africana; os quatro séculos de tráfico; os quilombos e rebeliões negras no sistema escravista, dados da população negra brasileira e a expressão espacial das comunidades quilombolas no país.
21 de novembro, sexta-feira, 10 horas
Auditório do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares (Edifício Principal, Térreo)
A História da África nos Bancos Escolares: de Nzinga Mbandi a Zumbi dos Palmares - Anderson Ribeiro Oliva (Professor de História da África do Departamento de História da UPIS-DF)
As representações e imprecisões acerca da História da África e dos afro-descendentes nos livros didáticos de História.
24 de novembro, segunda-feira, às 10 horas
Auditório do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares (Edifício Principal, Térreo)
Ações em HIV/AIDS no Continente Africano: a Participação Brasileira - Mauro Teixeira de Figueiredo - Representante interino da Unidade de Cooperação Externa do Programa Nacional de DST/AIDS (COOPEX).
Os acordos de cooperação internacional estabelecidos com treze países africanos, voltados para o fortalecimento dos Programas Nacionais de DST/AIDS, com enfoque na assistência, tratamento e prevenção do HIV/AIDS.
24 de novembro, segunda-feira, 17 horas
Auditório do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares (Edifício Principal, Térreo)
Tradições Religiosas Afro-brasileiras: Pensando sobre a Intolerância - Nelson Olokofá Inocêncio(professor assistente do Departamento de Artes Visuais da UnB e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, pertencente ao Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da UnB. Quanto à formação religiosa, Nelson ocupa o cargo de Ogan Alagbe no Ylê Axé Orixá Dewy, casa da nação Kêto - Sobradinho-DF) e Mundicarmo Maria Rocha Ferreti(doutora em Antropologia; professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão; pesquisadora de Religião Afro-brasileira; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Cultura Popular (DCS/UEMA) e Sub-Coordenadora do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular (DESOC/UFMA); Secretária Administrativa do Maranhão do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-brasileira - INTECAB)
26 de novembro,quarta-feira-10 horas
Local: Auditório da Fundação Cultural Palmares, SBN, Quadra 2, Edifício Central
Brasília, Bloco "F", 1º Subsolo.
Debate sobre o livro "O Diário de Rua" - Esmeralda Ortiz (Viveu boa parte de sua vida nas ruas, hoje é estudante de jornalismo e trabalha no Projeto Aprendiz). A autora falará sobre as histórias que a avó contava e outras aventuras pelas ruas do centro de São Paulo.
27 de novembro, quinta-feira-17 horas
Auditório do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares (Edifício Principal, Térreo)
A Influência Bantu Kongo nos Candomblés de Nação Angola - Valdina Pinto (Makota do Terreiro Tanuri Junçara).
A partir do século XIX, diversos grupos étnicos considerados Bantus, em função do grupo lingüístico, influenciaram a cultura e a religiosidade encontrada nos Candomblés de origem Angola e/ou Congo-Angola.
MOSTRA DE FILMES SOBRE ÁFRICA/BRASIL
Consultor: Renato Barbieri
Local: Auditório do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares (Edifício Principal, Térreo)
18 de novembro, terça-feira, 15 horas
Rota dos Orixás - Direção: Renato Barbieri, 54 minutos, 1998. Filmado no Maranhão, na Bahia e em Benim. O filme aborda as afinidades culturais e históricas existentes entre Brasil e África, no campo das religiões dos vodus e dos orixás.
Debate após a exibição do filme.
19 de novembro, quarta-feira, 10 horas
Guerra das Águas- Direção: Licínio Azevedo, 70 minutos, 1995. Filmado em Moçambique, o filme aborda a grave questão da falta de água em uma comunidade do interior.
11h30
Moçambique - Direção: Renato Barbieri e Fabiano Maciel, 38 minutos, 1996. Documentário sobre a cultura e os costumes moçambicanos.
20 de novembro, quinta-feira, 14h30
Terra de Quilombos - Direção: Renato Barbieri, 58 minutos, 2002, filmado nos quilombos de Santo Antônio dos Pretos (Maranhão), Kalunga (Goiás) e Casca (Rio Grande do Sul). Um contato sensível com o universo quilombola - uma das nossas mais antigas tradições de resistência.
15h30
Jorge Babalaô - Tambor de Mina do Maranhão - Documentário realizado por Jorge Murad sobre a história do Pai-de-Santo Jorge Babalaô e de seu Terreiro de Mina em São Luís, Maranhão.
27 de novembro, sexta-feira, 10 horas
Angola - Direção: Roberto Berliner, 44 minutos, 1989, filmado em Angola. Documentário sobre a cultura e os costumes angolanos.
11 horas
Fronteiras de Sangue - Direção: Mário Borgneth, 58min, 1992, filmado em Moçambique. Documentário sobre a Guerra Colonial de Independência e a Guerra Civil.
Debate após a exibição dos filmes
LANÇAMENTO DE LIVROS
25 de novembro, 18 horas
Sala de Exposições Temporárias (Edifício Principal, Térreo)
Ações afirmativas em educação: experiências brasileiras
Organizado por Maria Aparecida da Silva (Cidinha da Silva)
Formada em História, foi presidente do Geledés Instituto da Mulher Negra e atualmente é diretora da organização.
Selo Negro Edições.
Amkoullel, o menino fula - Amadou Hampâté Bâ
Dedicou-se desde cedo à coleta de narrativas e tornou-se um mestre na transmissão oral e especialista no estudo das sociedades negro-africanas das savanas. Entre 1962 e 1970 foi membro do Conselho Executivo da Unesco. Participou do Comitê para a redação de uma História Geral da África, pela Unesco e, ao longo de sua trajetória, publicou inúmeros trabalhos.
Casa das Áfricas - Palas Athena.
O diário da rua - Esmeralda Ortiz
Após viver boa parte de sua vida nas ruas, ingressou na Faculdade de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi e hoje trabalha no Projeto Aprendiz. Autora e personagem deste Diário da Rua, Esmeralda Ortiz lembra com saudade das brincadeiras com os amigos, das histórias que a avó contava e de outras aventuras pelas ruas do centro de São Paulo.
Editora Salamandra.
O Espelho Dourado -Heloísa Pires Lima
Doutoranda em Antropologia Social na USP, autora de literatura infanto-juvenil como o livro "Histórias da Preta". O Espelho Dourado remete ao reino medieval de Gana. Desse cenário, surge Nyame, que guarda o nome da divindade cujo corpo de fogo provocou o nascimento do Universo. No Brincáfrica, uma seção da obra, o leitor terá um espelho dourado para elaborar conceitos sobre uma crença achanti que descreve mundos espelhados que se encontram nos sonhos.
Editora Peirópolis.- Coleção O Pescador de Histórias: África
Territórios das Comunidades Remanescentes de Antigos Quilombos no Brasil - Primeira configuração espacial - Prof. Rafael Sanzio Araújo dos Anjos
Doutor em Informações Espaciais e Diretor do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica - UnB. O livro aborda a Historiografia do continente africano, o mapeamento das comunidades remanescentes de antigos quilombos no Brasil e é um importante material instrucional para os vários níveis de ensino.
MESA REDONDA
Local: Auditório do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
18 de novembro, terça-feira, de 09h30 às 12 horas
Brasil e África - Balanço e Perspectivas
Presidente da Fundação Cultural Palmares Embaixador - Professor Ubiratan Castro
Diretor Geral do Departamento da África do Ministério das Relações Exteriores -Pedro Motta Pinto Coelho
Representante da Embaixada de Angola
Representante da Embaixada da África do Sul
Representante da Embaixada de Moçambique
Representante da Embaixada dos Camarões
Representante da Embaixada da Nigéria
SEMINÁRIO
Local: Auditório do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
25 de novembro
Seminário sobre a Lei 10.639/03 que estabelece, no currículo oficial da Rede de Ensino, a obrigatoriedade do estudo da História da África e dos Africanos, a Luta dos Negros no Brasil, a Cultura Negra Brasileira e o Negro na Formação da Sociedade Nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à Historia do Brasil.
Mesa 1: 09h30 às 12h40
Lei 10.639/03 (Cultura Afro-Brasileira no Currículo Escolar) e seus desdobramentos: políticas públicas e aplicabilidade da Lei.
Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados - Deputado Gastão Vieira(PMDB-MA) - Abertura da Mesa
Deputado Gilmar Machado (PT-MG) - Coordenador da Mesa
Cristovam Buarque - Ministro da Educação;
Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Matilde Ribeiro;
Fundador da ONG Educafro e responsável pelos pré-vestibulares para negros carentes - Frei Davi Raimundos dos Santos;
Professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília - José Jorge de Carvalho.
Mesa 2: 14h30 às 18h
Lei 10.639/03 (Cultura Afro-Brasileira no Currículo Escolar). Os caminhos já percorridos e os caminhos a percorrer por educadores e comunidade.
Deputado Gilmar Machado (PT-MG) - Coordenador da Mesa
Presidente da Fundação Palmares - Professor Ubiratan de Castro ;
Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo e Vice-Diretor do Centro de Estudos Africanos da USP - Professor Kabenguele Munanga;
Professora de História da África na Pós-Graduação da Cândido Mendes- RJ, do Programa de Estudos sobre o Negro na Sociedade Brasileira PENESB-UFF e professora de História do Colégio Aplicação da UFRJ - Mônica Lima;
Professora de História e Cultura Afro-brasileira da Escola Eugênia Anna dos Santos, no Ilê Axé Opô Afonjá-Bahia, Vanda Machado.
Pedagoga, Orientadora Educacional, Coordenadora do Projeto Pedagógico GRIOT do Centro de Cultura Negra do Maranhão e Empreendedora Social da Ashoka, Maria do Socorro Geterrez.
MÚSICA
18 de novembro, às 13 horas
Local: Hall da Taquigrafia
DF Zulu Breakers
Dançarinos: Souto, Alan John (Papel), Jonata Ribeiro (Chips), Jorge André, Júlio César (Fuzzy), Leonardo Correia, Eder Márcio
Rap "X" e DJ Léo
Formado na Ceilândia em 1989, o grupo tem influência da black music tocada nos bailes das décadas de 70 e 80, no Distrito Federal.
20 de novembro, às 13 horas
Local: Hall da Taquigrafia
Tambor de Criola - Mestre Teodoro fundou, em 1963, o Centro de Tradições Populares em Sobradinho-DF, no intuito de mostrar a cultura do Maranhão. O Tambor de Crioula é dançado somente por mulheres e tocado por homens. Surgiu dos negros escravos que tinham na dança uma forma de espantar todo sofrimento diário de violência e maus-tratos.
25 de novembro, às 13h30
Grupo de Samba
Evandro Barcelos (violão), Macley (Percussão), Alexandre Fidelis (percussão), Cristiane Pereira (Voz).
TEATRO
26 de novembro, quarta-feira, às 18h30
Auditório do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares (Edifício Principal, Térreo)
Grupo Teatral Cabeça Feita.
Petardo. Será que você agüenta?
Ficha técnica: Cristiane Sobral e Dojival Vieira (textos), Cristiane Sobral, Dojival Vieira e Silvia Paes (elenco), Bárbara Tavares (direção), Renata Homem (cenário e figurino)
Uma estória de amor diferente, que se realiza no desencontro. Os protagonistas - um homem e uma mulher negros se vêem desafiados a viver os caminhos e descaminhos do encontro amoroso em um universo de negação de suas subjetividades e identidades e de condenação à invisibilidade.
SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
20 de novembro, quinta-feira, às 9 horas
Plenário da Câmara dos Deputados (Edifício Principal)
Exposição de Documentos Históricos da Coordenação de Arquivo - CEDI
Local: Salão Verde
As informações são da Agência Câmara