Brasília, 17/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Dois bilhões de doláres estão garantidos para o governo brasileiro realizar investimentos no programa Bolsa Família. Os recursos são provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e serão repassados em duas etapas, a primeira delas a partir de amanhã (18).
De acordo com o presidente do BID, Enrique Iglesias, o Brasil se prepara para o cumrpimento das metas do milênio aprovadas por 189 chefes de Estado na Assembléia das Nações Unidas em 2000. Iglesias explicou que o Brasil tem avançado nas áreas de saúde, educação, fim da mortalidade infantil e da pobreza, e tem feito esforços focalizados para o cumprimento da meta de acabar com a fome até 2015.
Os organismos internacionais, segundo Iglesias, podem ajudar com investimentos e apoio técnico. Ele lembrou que um dos oito compromissos do milênio é estabelecer parceria mundial para redução da dívida externa dos países endividados: "Na área de comércio nós temos a maior confiança, e isto visa diretamente os paises desenvolvidos. São eles que têm de apoiar as negociações multilaterias".
Em mensagem entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Iglesias destacou que já em seu primeiro governo, o mundo tem sido testemunha do empenho de Lula em consolidar uma política macroeconômica responsável, em implementar reformas estruturais com um enorme potencial para aumentar a igualdade social.
Iglesias observou que o Bolsa Família é um exemplo de programa dirigido diretamente a melhorar as rendas das famílias mais pobres, fortalecendo o compromisso dos beneficiados "com a educação e a saúde de seus filhos e investindo no futuro para romper o ciclo da reprodução da pobreza".