Japão estuda retaliar barreiras americanas ao aço

16/11/2003 - 14h20

Com informações da Agência Lusa

Brasília - Autoridades japonesas estudam aumento de US$ 91,9 milhões de dólares por ano das tarifas aduaneiras sobre importações norte-americanas, noticia domingo o diário "Keizai Shimbun".

Citando fontes do Ministério do Comércio, o jornal japonês adianta que os aumentos seriam aplicados ao carvão, aço, químicos, têxteis e maquinaria eléctrica.

Esta medida seria uma retaliação contra os norte-americanos, que em março de 2002 aumentaram as tarifas de importação de aço, de forma a proteger a produção industrial do país.

As fontes citadas pelo Keizai Shimbun afirmam que se os Estados Unidos não retirarem estas tarifas, o Japão vai informar a Organização Mundial do Comércio (OMC) da sua decisão no final de novembro.

Esta semana, a União Europeia ameaçou os Estados Unidos com sanções avaliadas em 2,2 mil milhões de dólares (1,87 mil milhões de euros).

Antes, a OMC havia rejeitado a "salvaguarda" norte- americana, considerando-a inconsistente com os acordos de comércio globais.