Arteterapia é usada na recuperação de doentes

16/11/2003 - 10h35

Brasília, 16/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Usar as artes plásticas, sonoras, corporais e dramáticas como linguagem no tratamento de pacientes. Esse é o objetivo da arteterapia, técnica aplicada na recuperação de pessoas de todas as idades que sofram das mais diversas moléstias, de depressão ao câncer.

Segundo a presidente da Associação Brasileira de Arteterapia (http://www.arteeterapia.com.br), Joya Eliezer, esse método de tratamento poderia ser definido como "um diálogo com os materiais em busca de uma verdade sob o olhar do outro". Ela explica que com a técnica terapêutica pessoas portadoras de doenças graves aprendem a se comunicar. Lembra, também, que esses doentes, não se trancando em seus sofrimentos, contribuem para a melhora da saúde.

"O paciente é ativo. Ele desenha, pinta, modela, se comunica, fala, canta, dança, se expressa. A transferência com o terapeuta não cria relação de dependência e, por isso mesmo, o tempo é mais curto e o tratamento é mais rápido", afirma Joya Eliezer ressaltando, em seguida, que a arteterapia serve "para integrar o homem a si mesmo e à sociedade".