Jogos da Juventude serão disputados a partir de amanhã em Brasília

12/11/2003 - 8h25

Brasília, 12/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A partir de amanhã (13), cerca de três mil jovens de 12 a 18 anos, representando 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, disputarão em Brasília a sétima edição dos Jogos da Juventude, maior competição do esporte brasileiro em qualidade e quantidade.

Assim como no ano passado em Goiânia (GO), a competição terá 11 modalidades em disputa: atletismo, basquete, ginástica artística, handebol, judô, natação, tênis de mesa e vôlei, todos no masculino e feminino, e ainda natação sincronizada feminina, pólo aquático masculino e ginástica rítmica.

Ao longo dos anos, os Jogos da Juventude ajudaram a revelar atletas que hoje são destaques do esporte olímpico brasileiro, como por exemplo, a ginasta Daniele Hypólito e seu irmão Diego, o judoca Tiago Camilo, prata nos Jogos Olímpicos de Sydney e o nadador Carlos Jayme, integrante do revezamento 4x100m bronze na Austrália. Mais recentemente, Keila Costa, do atletismo, a ginasta Ana Paula Rodrigues e o mesatenista Gustavo Tsuboi.

Com uma pontuação independente para cada uma das modalidades, para as quais serão atribuídos pontos do primeiro ao oitavo lugares, será concedido o Troféu Eficiência "Adhemar Ferreira da Silva", instituído em 2001, para o estado que obtiver a maior pontuação na classificação final. O Rio de Janeiro é o atual campeão dos Jogos da Juventude.

As informações são do Comitê Olímpico Brasileiro