Brasília, 12/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda e fabricação dos produtos Diatherapic Microwave, Diatherapic Shortwave, Laser 632, Laser 904, Sonic 1-3 MHZ, Tens-HTM, fabricados pela empresa HTM Indústria de Equipamentos Eletro-Eletrônicos Ltda, de Amparo (SP). A empresa não possui autorização de funcionamento e seus produtos não têm registro. A agência proibiu a propaganda desses equipamentos em qualquer meio de comunicação e no site da empresa.
Também foram suspensos os seguintes produtos da indústria Drenolux, de São Paulo (SP): aspirador cirúrgico descartável Aspiralux e sistema de drenagem pós-operatório Drenolux. A empresa foi interditada parcialmente por não cumprir os requisitos de boas práticas de fabricação e, portanto, não garantir a segurança e a qualidade de seus produtos. A Drenolux também foi autuada por importar e distribuir kit instrumental para implantes de próteses de quadril fabricados pela empresa Corin, da Inglaterra, que não atendia aos requisitos sanitários de produção.
Outro produto com problemas é o vermífugo Ascariobel, lotes nº 04/02 e 05/02, produzido pelo laboratório Sedabel, de Duque de Caxias (RJ). O medicamento deverá ser recolhido porque não foi aprovado nos testes feitos no Laboratório Noel Nutels. A suspensão oral apresentou cheiro desagradável, coágulos e PH do princípio ativo abaixo do padrão. A interdição cautelar do medicamento é válida por 90 dias, período em que a empresa tem direito a solicitar contra-prova à análise oficial.
Pontos de venda, empresas e distribuidores que desrespeitarem as determinações da Anvisa estão sujeitos a notificação e multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Cabe às vigilâncias sanitárias locais a fiscalização do cumprimento das resoluções.
As informações são do Ministério da Saúde