MEC quer melhorar qualidade de ensino para aumentar inclusão social

07/11/2003 - 11h41

Rio, 7/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - De cada 100 alunos que ingressam no ensino fundamental, só a metade termina a oitava série e somente 30% concluem o segundo grau. A informação é do vice-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) do ministério da Educação, Carlos Henrique Araújo. Ele participa, no Rio, do programa Capacitar para Incluir, promovido pelo ministério.

Segundo ele, atualmente o grande problema da educação no Brasil é a qualidade. De acordo com dados de levantamento realizado pelo Sistema Nacional de Avaliação Educacional, 59% das crianças na 4ª série têm profunda dificuldade de leitura. Dessas, explicou, 22% não lêem quase nada e 52% têm profunda dificuldade com a linguagem da matemática. "Estão num estágio que varia de crítico para muito crítico", explicou.

A Secretaria de Inclusão Educacional do MEC, anteriormente chamada de Secretaria do Programa Nacional Bolsa Escola, pretende estimular estados e municípios a criar programas educacionais voltados para a inclusão social. Para isso, vem capacitando professores e profissionais ligados à educação, criando uma rede nacional de agentes de inclusão educacional motivados a desenvolver esta tarefa. "Não queremos apenas incluir a criança na escola, mas mantê-la na escola e que elas tenham sucesso na escola", afirmou o secretário da pasta, Osvaldo Russo.

Segundo Osvaldo Russo, a previsão é de que até o final do mês sejam capacitados, em sala de aula, quatro mil professores e gestores municipais no país. Numa segunda fase, através de teleconferência, mas 26 mil pessoas serão capacitadas. "Teremos até o final do ano 30 mil gestores municipais capacitados no programa de inclusão educacional", disse.