Seguridade Social avalia grau de satisfação do servidor público

01/11/2003 - 8h08

Brasília, 1/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Todos os servidores públicos federais estão recebendo, nesta semana, junto com seus contracheques de outubro, um questionário para saber sua opinião sobre assuntos que acabam influenciando na sua saúde. O objetivo é avaliar o grau de satisfação e as expectativas dos servidores com o seu ambiente de trabalho, o atendimento à saúde e outros assuntos que também influenciam no seu bem-estar.

Os questionários respondidos devem ser entregues, no prazo de 15 dias, no setor de Recursos Humanos e/ou de Pessoal do seu órgão, sem identificação. De lá, serão encaminhados à Coordenação Geral de Seguridade Social (CGSS). O questionário está também disponível no endereço www.servidor.gov.br, onde pode ser respondido.

A CGSS foi instaurada neste ano na Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, com a missão de implementar uma Política de Seguridade Social voltada para o servidor público federal, promovendo o seu bem-estar físico, com ações e programas de assistência e atendimento às suas necessidades.

Também está sendo encaminhado aos setores de RH e de Pessoal de todos os órgãos da Administração Pública Federal um questionário para levantar informações sobre o atendimento prestado à saúde dos servidores. A Coordenação quer um levantamento da perícia médica, além de saber que outros serviços são oferecidos ao servidor e se existe algum tipo de plano ou convênio de prestação de serviços de saúde suplementar.

As informações servirão de base para a Política de Seguridade Social, que também será discutida com as entidades sindicais representativas dos servidores, no âmbito da Mesa Nacional de Negociação Permanente.

"Hoje não existe um levantamento sobre a realidade da saúde do servidor público", afirmou o diretor de Programas Especiais da Secretaria de Recursos Humanos, Vladimir Nepomuceno. Segundo ele, há apenas levantamentos empíricos, sem base científica, do grau de adoecimento do servidor público.

"Nosso objetivo é manter o servidor saudável e não apenas tratá-lo quando adoece. Para isso, é preciso adotar uma política de assistência social com promoção à saúde, ações preventivas, de acompanhamento, tanto do ponto de vista clínico quanto psicológico", disse Nepomuceno. Segundo ele, um dos fatores mais preocupantes hoje é o alto índice de aposentadorias por invalidez - cerca de 25% - sem que sejam averiguadas as causas do adoecimento nem se estabeleça uma possível relação entre esse a doença e o tipo de trabalho do servidor.