Brasília, 1/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Neste fim de semana, 800 mil pessoas devem visitar os seis cemitérios do Distrito Federal. No maior deles, o Campo da Esperança, são esperados quase 200 mil visitantes para o Dia de Finados. Segundo o administrador dos cemitérios da cidade, Moacir Pinto Filho, o número de visitantes, nesta data, tem diminuído de 5% a 10%, nos últimos anos. Ele atribuiu esta redução ao fato de algumas pessoas estarem optando por datas alternativas, como aniversário, Dia dos Pais ou Dia das Mães, para fugir do congestionamento comum no Dia dos Finados.
Com o objetivo de evitar esse tipo de problema, a administração preparou um esquema especial para este fim de semana. No Campo da Esperança, o acesso de carros será limitado a portadores de deficiência física e idosos com mais de 70 anos. Cinco vans vão estar à disposição da população para fazer, de graça, o transporte de quem for visitar o túmulo de parentes e amigos.
Nos outros cinco cemitérios, só será permitida a entrada de veículos de pessoas que estejam indo a algum sepultamento, porque os estacionamentos internos são pequenos. Cerca de 150 funcionários estão trabalhando para garantir a limpeza dos cemitérios nesses dois dias de grande movimento. A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito também têm esquemas especiais para o trânsito.