São Paulo, 24/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Disque-Denúncia pretende, a partir de 2004, solucionar diariamente 20 casos delatados pela população, segundo Eduardo Capobianco, presidente do Instituto São Paulo contra a Violência. O serviço, que está completando três anos de criação, recebe hoje mais de 250 denúncias diárias e ajuda a polícia na solução de oito, números que vêm crescendo anualmente. "Usamos o anonimato do cidadão para eliminar o anonimato do bandido", explicou Capobianco.
Das 170 mil denúncias registradas, mais de 4 mil terminaram na prisão dos criminosos, segundo balanço apresentado hoje pelo Instituto. A maioria dos casos se refere ao tráfico e porte de armas, seguido por homicídios e roubos de veículos. O Instituto atribui tais resultados à
atuação da polícia e à ampla divulgação dos telefones, principalmente nos vidros traseiros dos ônibus da capital e na mídia. Além do aumento expressivo dos investimentos financeiros em segurança pública. A meta agora é ampliar a área de atendimento do 0800 - que hoje abrange a Grande São Paulo e Jacareí - e estender até a Baixada Santista, Grande Sorocaba e São José dos Campos.
De acordo com o Instituto, o índice de homicídios por 100 mil habitantes apresentou queda de mais de 7% neste ano, menos mil mortes, principalmente entre pessoas de 15 a 24 anos, faixa etária mais atingida por esse crime. No entanto, o número de seqüestros no estado cresce assustadoramente. Se em 1996 houve 12 casos, em 2002 registrou-se a marca de 321. Neste sentido, Capobianco ressaltou que a solução para a criminalidade só virá da ação combinada de repressão e prevenção da violência, além da colaboração mútua entre governos e sociedade civil. "A polícia está conseguindo trabalhar com muito mais eficiência, informação, rapidez e precisão. É uma parceria muito produtiva entre a sociedade, o cidadão e a polícia",
concluiu.
Os telefones do Disque-Denúncia são: 0800-15-63-15, para Grande São Paulo e Jacareí, ou (0xx11) 3272-7373, para o interior de São Paulo e outros estados. A polícia lembra que esse serviço se difere do tradicional 190, pois não atende emergências. É um serviço que busca mais detalhes e informações sobre os casos e também abre a possibilidade de o cidadão acompanhar a solução do caso através de uma senha que ele recebe após a denúncia.