Brasília, 17/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - As triatletas brasileiras Sandra Soldan e Mariana Ohata participam, neste domingo (19), de mais uma etapa da Copa do Mundo de Triathlon. Elas, que são 10ª e 11ª colocadas no ranking da União Internacional de Triathlon (ITU), disputam a 14ª etapa na cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal, em busca de mais alguns pontos na caminhada rumo aos Jogos Olímpicos de Atenas/2004. A prova feminina começam às 14h30 (10h30 em Brasília), enquanto a masculina começa às 17 horas (13 horas no Brasil), com percurso de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
Para a carioca Sandra Soldan, melhor atleta nacional no ranking na atualidade, a expectativa é de uma prova bastante difícil. "Quanto mais perto das Olimpíadas chegamos, mas duras ficam as competições. Para enfrentar a temporada desgastante e as adversárias cada vez mais fortes, tenho procurado treinar bastante e estar em forma para buscar somar pontos", explica a competidora. "A largada na natação vai ser fundamental nessa prova", completa.
A brasiliense Mariana Ohata, segunda colocada na etapa de Madri, dia 20 de setembro, também não espera moleza. "É uma prova complicada, na qual os percursos são difíceis, com muitas subidas no ciclismo e a previsão de um forte calor na corrida. Além disso, a natação será no mar e preciso me acostumar ao percurso", destaca Mariana, que vem atravessando excelente fase.
Além de Sandra e Mariana, a prova ainda contará com outros atletas brasileiros: Ana Cristina Boccanera, Marcus Ornellas e Ivan Razeira. Ao todo, 52 mulheres e 77 homens disputam a 14ª etapa da Copa do Mundo. Serão duas voltas na natação, oito no ciclismo e quatro na corrida.