Brasília, 14/10/2003 (Agência Brasil – ABr) - Uma nova metodologia para detectar e avaliar defeitos em dutos de gás e petróleo, desenvolvida pelo grupo de Mecânica e Integridade Estrutural da Engenharia Naval da Escola Politécnica da USP (Poli), foi premiada na Conferência Internacional da American Society of Mechanical Enginering (Asme), realizada em Cleveland, nos Estados Unidos.
O trabalho do estudante de doutorado Fernando Dotta concorreu com projetos de vários países e se destacou pela capacidade de fornecer informações mais precisas do impacto dos defeitos sobre a segurança de sistemas dutoviários, prevenção de reparos e extensão da vida útil das instalações.
Com informações fornecidas por equipamentos que detectam falhas e trincas nas tubulações, é possível prever a extensão do problema por meio de modelos computacionais tridimensionais e elaborar melhores estratégias de manutenção e reparo, além de determinar mais corretamente os níveis de segurança no caso de potenciais vazamentos de gás, petróleo e seus derivados. A metodologia, aliada às simulações computacionais, pode determinar com precisão a significância dos defeitos e a necessidade ou não de reparos.
Segundo o coordenador do grupo de pesquisa, professor Cláudio Ruggieri, a nova metodologia também pode ser aplicada na aeronáutica, onde a previsão de falhas, defeitos e trincas em componentes estruturais é um elemento crítico para a segurança das aeronaves.
As informações são da Agência USP de Notícias