Paulistanos hesitam na hora de comprar presentes para o Dia das Crianças

10/10/2003 - 18h16

São Paulo, 10/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Dia da Criança é considerado pelo comércio como um termômetro de desempenho das vendas de fim de ano. Porém, a julgar pelo volume de vendas da semana, as expectativas não são muito promissoras para os comerciantes até domingo. Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) apurou que o movimento de vendas para o Dia da Criança caiu 5,7% de sábado até hoje, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os segmentos de brinquedos, eletroeletrônicos e CDs registraram baixa de 6,8%, enquanto os de calçados e vestuário tiveram redução de 4,16%. O resultado decepcionou 69,3% dos empresários.

Para o assessor econômico da Fecomércio-SP, Fábio Pina, a queda na renda das pessoas e a falta de oferta de crédito são os grandes motivos da redução nas vendas este ano.

Entre as formas de pagamento, a grande maioria dos consumidores (69,3%) usou o cartão de crédito, enquanto o pagamento à vista e com cheque pré-datado foi utilizado, respectivamente, por 15,8% e 7,9% dos compradores.

"As pessoas migram para instrumentos de crédito quando não têm renda presente e esperam diluir o pagamento com o próximo salário e com a primeira parcela do décimo-terceiro. Isso facilita, sem dúvida nenhuma", explicou Pina, acrescentando que as lojas mais procuradas nessa época do ano, de produtos duráveis e semi-duráveis, aceitam mais o cartão como forma de pagamento que as outras.

O levantamento da Fecomércio-SP ressaltou, entretanto, um indicativo animador: 59,4% dos consumidores declararam que pretendem comprar presentes até o domingo (12). Esse é o maior índice apurado este ano em datas comemorativas, seguido pelo Dia das Mães (58,2%), Dia dos Pais (53,8%) e Dia dos Namorados (48%).

"Sem dúvida nenhuma, é um indicador animador. O brasileiro deixa para fazer suas compras na última hora, normalmente", lembrou Pina.

O valor médio do presente a ser comprado também teve boa média (R$ 37,64), acima do verificado no Dia das Mães (R$ 34,22) e Dia dos Pais (R$ 36,76), abaixo somente do Dia dos Namorados (R$ 39,70).