Invasores deixam a Estrada do Colono mas querem preservar balsa

09/10/2003 - 16h46

Curitiba, 9/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os moradores de Capanema, no Sudoeste do Paraná, que no final de semana invadiram a Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, tentam impedir a destruição, pelo agentes da Polícia Federal, de uma balsa usada para a travessia do Rio Iguaçu. Eles já desocuparam a estrada e queriam que a balsa fosse transformada em monumento histórico da cidade.

Uma sentença da Justiça Federal de Curitiba mantém a decisão da Justiça de Foz do Iguaçu, que determina a destruição. A balsa está sendo transferida nesta tarde, em uma carreta, para a base da PF em Foz do Iguaçu. O transporte é lento e congestiona o tráfego na região, porque a balsa tem seis metros de comprimento e ocupa as duas pistas da rodovia que liga Capanema a Foz do Iguaçu.

O delegado Antonio Borges, da Polícia Federal, comanda as operações na cidade e disse que ontem à noite os policiais foram agredidos a pedradas pelos moradores, o que obrigou ao uso de balas de borracha e bombas de efeito moral para a defesa deles. No conflito, 22 pessoas ficaram feridas e carros da polícia foram destruídos.

Policias federais estão acampados, em barracas, na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, e bloqueiam a estrada com um onibus e um furgão para evitar novas invasões.