Brasília, 8/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - A necessidade da criação de um sistema de alerta e alarme antecipados para melhorar as respostas aos desastres foi defendida hoje pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, em entrevista ao programa "A Voz do Brasil", da Rádio Nacional de Brasília. A Organização das Nações Unidas instituiu a segunda quarta-feira do mês de outubro, hoje, como o Dia Internacional da Redução dos Desastres Naturais e neste Ano Internacional da Água, os desastres hidrometeorológicos ganham destaque.
O ministro lembrou que a única forma de prevenir catástrofes em geral era por meio previsão do tempo, "o que é válido, mas não suficiente". Segundo estudos da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, os desastres hidrometereológicos – maremotos, inundações e seca, por exemplo – aumentaram em 538% nos últimos 15 anos. No Brasil, somente neste ano, já ocorreram mais de 800, a maioria deles causada pelo desmatamento, aumento da temperatura global, ocupação desordenada do solo e falta de infra-estrutura de saneamento.
A data, segundo o ministro, é um alerta para as potenciais conseqüências danosas dos fenômenos naturais. Ciro Gomes lembrou ainda que o Ministério deverá contar em 2004 com recursos para ações emergenciais de defesa civil e medidas preventivas, o que não ocorreu no ano passado.