Protocolo assinado hoje garante construção do Ferroanel de São Paulo

06/10/2003 - 20h19

São Paulo, 6/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - A implantação do Ferroanel, o projeto de contorno ferroviário da região metropolitana de São Paulo, começou hoje a dar hoje os primeiros passos com a assinatura de um protocolo de intenções entre o Ministério dos Transportes e o governo do estado. Um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria estadual de Transportes deverá apresentar, no prazo de um ano, um levantamento do traçado da ferrovia. O objetivo é aliviar o fluxo de trens na região metropolitana, evitando que os vagões de carga passem pelo centro da cidade, sobrecarregando a malha ferroviária de passageiros. O Ferroanel também facilitará o transporte ferroviário de cargas de todo o país para o Porto de Santos.

O projeto custará R$ 750 milhões, e ainda não há previsão de um cronograma para início e conclusão das obras, mas a expectativa é a de que impulsione o transporte ferroviário de carga. "Ele vai facilitar a chegada da carga da região sul do país, da região centro-oeste e do norte ao mais importante porto da América Latina, que é o Porto de Santos", disse o governador Geraldo Alckmin. "E há boas notícias. O transporte de cargas está crescendo. Há cinco anos, apenas 4% da carga que chegava ao porto de Santos era por via ferroviária. No ano passado, já foi 16%, e, este ano, deve passar de 20 %", comentou.

Segundo o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, o governo federal quer fazer uma "revolução" no sistema ferroviário brasileiro. O primeiro passo para ampliar a utilização da malha ferroviária será solucionar o problema da falta de vagões, o que, segundo ele, já está sendo resolvido. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) financiará a construção de novos vagões. (Bruno Bocchini)