Desemprego e inflação preocupam consumidor, segundo pesquisa da CNI

02/10/2003 - 19h01

Brasília, 02/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - Apesar da maioria dos consumidores (68%) estarem satisfeitos com a vida, a preocupação do brasileiro com o desemprego ainda é grande. É o que revela o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo a pesquisa feita com duas mil pessoas em todo país, 41% dos consumidores têm muito medo do desemprego. No trimestre passado, o número de brasileiros preocupados com a manutenção do emprego ou com a inserção no mercado de trabalho era menor (40%).

A quantidade de consumidores dispostos a não alterar a freqüência das compras também aumentou. Mesmo depois do relaxamento da política monetária - com a redução da taxa básica de juros (Selic) da economia - o número de consumidores dispostos a manter os atuais níveis de compra subiu de 48%, em junho, para 51% em setembro.

"O último trimestre sugere que as medidas de estímulo ao crédito aparentemente ainda não induziram o consumidor a comprar", explicou a CNI por meio da sondagem de opinião. O número de pessoas que esperam uma inflação mais alta também aumentou. Na apuração de junho, 39% esperavam alta da inflação, contra 43% em setembro.

Segundo dados do INEC, 68% dos consumidores consideram "boa" a perspectiva para o ano. Na pesquisa anterior, esse número era maior (70%).