Brasília, 25/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Reforma Tributária, que já se encontra no Senado Federal, irá exigir muito mais negociações do que a Reforma Previdenciária. A afirmação foi feita há pouco pelo líder do governo no Senado, senador Aloizio Mercandate (PT-SP).
Segundo ele, na Reforma Tributária, há muitas questões a serem equacionadas, entre elas a questão do Fundo de Desenvolvimento Regional. Ele informou ainda que na quarta-feira da próxima semana, às 14 horas, os líderes partidários do Senado irão se reunir com os governadores para verificar os pleitos deles, e também buscar o entendimento inicial sobre a proposta.
Mercadante afirmou que na terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com os governadores. De acordo com o líder, antes de tecer posições sobre o mérito da Reforma Tributária, ele quer ouvir os governadores, conversar com o ministro da Fazenda, e só depois é que terá uma posição sobre o mérito da proposta.
Lembrou, também, que os aliados do governo vão buscar uma ampla negociação em torno da Reforma Tributária, ouvindo vários segmentos, para se chegar ao melhor entendimento possível, e fazer uma reforma consistente. Em relação ao relator da matéria, o líder governista disse acreditar, que ele deve ser um senador do PMDB, que é o maior partido do Senado. No entanto, a escolha do relator será feita pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o senador Edison Lobão (PFL-MA).