Brasília - O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou em entrevista ontem (22), que os partidos de oposição ao governo (PSDB, PFL e PDT) "não têm pressa" e a votação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta (24), "será emenda por emenda". Até agora, já foram apresentadas 316 emendas.
- A pressa é exclusiva do governo. A reforma só vai para o Plenário sem mudanças se o governo derrotar a oposição, emenda por emenda. Se eles tiverem votos, eles aprovam, mas sem pressa, sem atropelamentos - sustentou.
Os líderes governistas no Senado já defenderam várias vezes que a CCJ aprove a reforma da Previdência sem emendas, remetendo o assunto o mais rápido possível para o Plenário, onde poderão ser feitas novas emendas. O relator da matéria, Tião Viana (PT-AC), já admite negociar alguns pontos, mas só pretende iniciar contatos depois da votação na CCJ.
Entre outros, Tião Viana quer conversar com governadores sobre os três subtetos salariais do funcionalismo estadual aprovados pelos deputados - um para cada poder. Houve um grande número de emendas para limitar a apenas um o subteto nos estados, que seria equivalente a 90,25% do salário de ministro do Supremo Tribunal Federal.
As informações são do site do Senado.
23/09/03