Cade adia julgamento de processo que investiga Telemar, Telefônica e Brasil Telecom

19/09/2003 - 15h05

Brasília, 19/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, decidiu adiar o julgamento do processo que investiga as concessionárias de telefonia local Telemar, Telefônica e Brasil Telecom por prática de ações anticompetitivas no setor. O julgamento estava previsto para o dia 24 de setembro. O relator do processo, Miguel Tebar Barrionuevo, informou, por meio de nota à imprensa, que pretende analisar por mais tempo o processo.

A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) encaminhou, ontem, parecer ao Cade recomendando a condenação das empresas de telefonia local, por estarem aumentando artificialmente os custos da tarifas de interconexão para as outras empresas.

A tarifa de interconexão é o valor que as empresas de longa distância pagam às concessionárias locais sempre que utilizam a rede dessas para completar ligações telefônicas. A denúncia foi encaminhada pelas operadoras de longa distância Embratel e Intelig.