Com adesão de supermercados, número de empresas que colaboram com o Fome Zero chega a 131

17/09/2003 - 15h43

Rio, 17/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - A adesão do setor empresarial ao Programa Fome Zero contabiliza, até o último dia 5, um total de 73 companhias engajadas, às quais se somam as 58 empresas filiadas à Associação Brasileira de Supermercados (Abras), representadas por uma rede de 70 mil lojas que fecharam nesta semana acordo de participação com o governo federal. A primeira empresa a receber a certificação de adesão ao Fome Zero foi a Nestlé.

Uma das mais recentes parcerias do Fome Zero é a Kraft Foods, certificada em agosto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assumiu o compromisso de doar 2 milhões de quilos de alimentos nos próximos 4 anos, equivalendo a cerca de 2 toneladas por dia. A gerente de Comunicação da Kraft, Ana Cláudia Pais, disse que o grupo iniciará o programa de doações no dia 1º de outubro. O grupo, que reúne 35 marcas em 300 apresentações, faturou no Brasil no ano passado R$ 2,3 bilhões, e deve repetir neste ano o crescimento de 10% observado nos últimos 3 exercícios fiscais. No total, serão 485 instituições beneficentes envolvidas, 6 bancos de alimentos e mais de 68 mil pessoas atendidas.

O grupo Kraft participa também dos programas Alfabetização Solidária e de Assistência à Pastoral da Criança. No âmbito interno, 6,5 mil funcionários lotados nas unidades de Fortaleza e Curitiba atendem a 12 instituições, através de ações de voluntariado, que englobam desde manutenção de espaços, treinamento e capacitação, segurança alimentar até programas de ensino fundamental, primeiro emprego e atendimento a pequenos agricultores. Através da Fundação Kraft, o grupo destinou no ano passado US$ 150 mil a programas sociais brasileiros, do total de US$ 30 milhões desembolsados com o mesmo objetivo em todo o mundo.

Segunda empresa certificada no Fome Zero, o grupo Pão de Açúcar foi elogiado pelo assessor especial da Presidência da República Oded Grajew, pelo envolvimento de seus funcionários e clientes no programa. O grupo Pão de Açúcar colocou em sua rede de 500 lojas em 12 Estados pontos de arrecadação de alimentos e conseguiu totalizar, de abril a agosto deste ano 1,350 mil toneladas de alimentos, o que significa 1,350 milhão de quilos de alimentos.

A arrecadação direta nos caixas dos supermercados da rede alcançou R$ 8 mil. O valor ainda é pequeno, mas o diretor-executivo comercial, Márcio Milan, explicou que a empresa pretende fazer uma campanha de esclarecimento, visando a estimular as doações de consumidores. Já entre os 60 mil funcionários do grupo, a arrecadação foi de R$ 140 mil no período, obtida a partir do depósito de R$ 0,50 por mês de cada empregado. O grupo Pão de Açúcar dá agora o segundo passo na campanha, que é o envolvimento dos fornecedores no Programa Fome Zero.

Oded Grajew afirmou que a adesão ao programa de alimentação e alfabetização das famílias carentes traz benefícios às empresas através de ganhos em visibilidade, melhoria da imagem e participação, além do aspecto financeiro que se reflete no aumento das vendas.