Polícia timorense assume o controle da segunda maior cidade do país

16/09/2003 - 9h49

Agência Brasil com informações da Lusa

Baucau, Timor-Leste - A polícia timorense assumiu hoje a responsabilidade pelo segundo maior distrito do país, o penúltimo transferido pela ONU, apelando aos agentes para que se pautem por profissionalismo, apartidarismo e respeito aos direitos humanos.

Falando na cerimônia de transferência de poderes em Baucau, a segunda maior cidade timorense, a ministra de Estado na Presidência do Conselho de Ministros, Ana Pessoa, enalteceu o apoio internacional à consolidação da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL).

Ela aproveitou para lembrar aos agentes timorenses que devem assumir especial responsabilidade porque a PNTL é ainda uma estrutura em criação, no âmbito de um processo global de consolidação do Estado timorense.

"Enfrentamos um desafio que não é fácil, especialmente quando temos como ponto de partida uma imagem pública que é um legado de um período de ocupação militar em que a polícia gozava e abusava do poder", sublinhou.

Uma imagem que criou dúvidas e medos entre a população e que a PNTL tem agora de eliminar, ganhando a confiança dos timorenses.

"Não podemos confundir brutalidade com firmeza", disse, afirmando que o uso da força só é justificado como último recurso e de maneira proporcional à ameaça.

Antes, o número dois da ONU em Timor-Leste, Sukehiro Hasegawa, lembrara a responsabilidade conferida aos agentes da PNTL, considerando que uma polícia profissional e imparcial é vital para a manutenção da lei e da ordem.

"O processo (de desenvolvimento da polícia) exige empenho e determinação de cada um de vós", referiu, reafirmando o empenho da ONU no apoio à PNTL em Timor-Leste, e no caso, em Baucau, onde permanecerão nove conselheiros técnicos da polícia das Nações Unidas.

Depois da cerimônia de hoje, a PNTL detém a responsabilidade por 12 dos 13 distritos do país. A transferência do controle do último - na capital Díli - está prevista para Janeiro.

16/09/2003